Desenvolver a criatividade pode atrofiar inteligência, memória e outras capacidades humanas?

O TEMPO PARA ESTIMULAR UMA CAPACIDADE PODE ATROFIAR OUTRAS? Genios da critividade podem ser pobres sem capacidade de sobrevivência económica com famosos artistas só depois de morrerem? Cada um devoe desenvolver as capacidades em que é melhor de nascença ou estimular e exercitar as outras?

Ao saber de um webinar sobre criatividade, (1), corri a Ecosia, (2), para saber mais dados, (3).

Encontrei a possibilidade de se fazerem perguntas para a professora Sara Bahia, (4), responder. Coloquei a pergunta fundamental da minha vida sobre tempo, criatividade, inteligência e memória: ao desenvolver uma capacidade podemos contribuir a atrofiar outras? Ao ocupar mais tempo, mais energias, mais interesse a desenvolver a memória podemos estar a atrofiar a inteligência e criatividade?

Recordo os dois casos famosos que conheço de memória prodigiosa: um com 52 anos era levado pelo pai a uma biblioteca onde decorava todos os dias livros inteiros. Na vida prática parecia uma criança que era levada pela mão ao seu divertimento preferido: decorar livros do princípio ao fim. Outro era um jornalista que não precisava de gravador tomar notas em entrevistas e conferências de imprensa: decorava palavra por palavra tudo o que escutava. Não era bom jornalista e começou a viver de espetáculos em que mostrava a sua memória prodigiosa. Não era bom artista e passou a ganhar a vida de taxista: conhecia de memória todas as ruas de uma cidade.

Pergunto a mi próprio se estes dois casos de memória prodigiosa erraram por desenvolver muito a memória e menos as outras capacidades de melhor sobrevivência e maior utilidade à sociedade?

Para mi é evidente que não podemos ocupar o nosso tempo a desenvolver ao mesmo tempo muitas capacidades. Muitos defendem que o exercício físico desenvolve as capacidades e prolonga a vida. O maior político italiano entre Mussolini e Berlusconi, Andreotti, disse que nunca tinha feito exercício físico e conhecia muitos que fizeram mais exercício físico e morreram primeiro.

Pode ser que algum exercício físico contribua para alguns melhorarem a inteligência, criatividade, memória e capacidades de trabalho intelectual. Conheci bons desportistas com excelente memória, inteligência e criatividade. Mas não sei se nasceram com quase todas essas capacidades superiores às minhas. Eu sempre me considerei em todas as classes de estudos dos 7 aos 26 anos como o pior em memória, superior à média em inteligência e superior absoluto a todos em criatividade. A criatividade foi a principal responsável dos êxitos como artista, Serip, (5), chegando a ser dos melhores do mundo na minha especialidade, (6), “acusado” por quem me pagou de ter ganho em 10 minutos o que ganhava um arquiteto em 2 anos e meio trabalhando 8 horas por dia, (7).

Mas talvez por ocupar muito tempo, energias e motivação a desenvolver a minha criatividade, foram atrofiadas outras capacidades.

Recordo dois irmãos, um que interrompeu os estudos para se dedicar a negócios e tornou-se milionário, outro que tirou altos diplomas universitários, mas teve dificuldades económicas para sobreviver. Imagino que ambos tinham uma hereditariedade semelhante, mas um desenvolveu mais a memória e o outro a criatividade e inteligência pragmática.

Recordo alguém que disse: a memória está nos computadores e Internet. Nós precisamos de dedicar o nosso tempo e todas as nossas energias a desenvolver a criatividade e inteligência.  

Conheço outro caso de 4 irmãos: não sei se um nasceu mais criativo e os outros mais inteligentes, eficientes e pragmáticos. Na reforma vive de uma ideia que os irmãos puseram em prática. Continua a pensar que teve ideias que poderiam ter contribuído à riqueza da família se tivessem sido postas em prática pelos pais e irmãos, mais eficientes e pragmáticos.

Nasceu mais criativo do que inteligente, eficiente, pragmático do que os irmãos? Ou desenvolveu a sua criatividade enquanto atrofiava a inteligência, eficiência, pragmatismo e memória?

Vejamos o caso deste webinar sobre criatividade: se eu soubesse que continuava online e podia revê-lo quando quisesse, dedicaria o meu tempo do webinar a interrogar-me sobre o que dizia Sara Bahia, como se tinha aplicado à minha vida passada, como se poderia aplicar aos meus problemas atuais e futuros. O webinar ideal tem um moderador que lê os comentários e faz perguntas ao hóspede, geralmente um perito num assunto, sabendo mais da maioria dos auditores. Mas mesmo que um perito seja o melhor do mundo sobre qualquer assunto, quase de certeza cada auditor sabe mais do que o perito sobre muita coisa relativamente relacionado. Por isso eu creio que o futuro do melhor conhecimento global resultará de uma metodologia que eu iniciei com os meus eBooks online: cada autor que compra um dos meus eBooks seleciona até 50% do que considera melhor para criar o seu “PeBook”, com 100% dos resultados dos direitos de autor das vendas, mesmo que 50% seja de minha autoria.

Como não sabia se o webinar ao vivo estaria online para o ver depois, ocupei o meu tempo, as minhas energias e a minha concentração a tomar apontamentos.

No webinar ideal, em minha opinião, ou ao menos para mi, deve estar disponível ao menos durante 24 horas. Assim os auditores, espetadores ou que vêm um webinar, (falta um termo ou eu desconheço?), poderiam concentrar-se na aplicação prática às suas vidas, colocarem perguntas sobre o que não compreenderam, dar sugestões complementares, ou mesmo contestarem aquilo em que podem saber mais do que o perito do webinar. Temos que reconhecer sem culpabilidade que até uma criança pode saber mais sobre certos assuntos do que o professor: uma criança de 12 anos disse em “TED” que chegou o momento em que até crianças da sua idade podem ensinar os professores. Enquanto o perito do webinar ideal fala, um ou mais moderadores podem ler os comentários ao vivo, inclusivamente dialogarem entre si sobre quem e qual pergunta é mais oportuna de colocar ao perito.

Ponho agora as perguntas que gostaria de ter colocado se não estivesse concentrado em tomar apontamentos:

Alguns, com a sua criatividade, fazem omeletes sem ovos. Existem momentos históricos que talvez possam ser estudados para descobrir os segredos da eficiência ou fracasso. Foi nomeado o Renascimento italiano como exemplo de grande criatividade. Talvez no Império Romano e no quarto governo de Berlusconi tenham sido exemplos históricos não só de criatividade, mas também de inteligência pragmática e eficiente para os problemas do momento. Há quem diga que estando Itália numa península com boas ligações marítimas entre Europa Ocidental e não só Europa Oriental, mas também de África e caminhos de comunicação com Oriente, (como o caso da “rota da seda”), criou um clima propício ao desenvolvimento das artes, cultura, poder económico e militar. Talvez o Vaticano, papas e religião cristã tenha dado o seu contributo ao Renascimento, na medida em que financiou muitos artistas.

Os dois exemplos que me parecem mais incríveis da criatividade, inteligência e eficiência coletiva foram os da Alemanha depois da primeira e segunda guerra mundial. Como se explica que a Alemanha destruída na primeira e segunda guerra mundial se tenha tornado em maior potência económica e política em tão pouco tempo?

Como se explica que um estrangeiro quase “morto de fome”, se tenha tornado no homem do ano da revista “Times”, mais poderoso do mundo em determinado momento: Hitler. Sabemos do seu livro “Mein Kampf” que viveu na miséria, comia pão e leite para economizar algum dinheiro e poder comprar livros. Ofereceu os seus serviços como soldado voluntário à sua nação: Áustria, mas foi recusado e ofereceu-se como voluntário estrangeiro do exército da Alemanha, talvez para não morrer de fome. Considera-se um artista, mas foi recusado duas vezes ao querer entrara na escola de arte de Viena e vivia pobremente das suas pinturas. Como se explica que um falido artista se transforme no maior exemplo de criatividade, pragmatismo e inteligência emocional, considerado um herói para 93% do povo alemão no seu momento de maior glória? Criatividade, inteligência emocional ou populismo contribuíram à sua eficiência?

Como se explica a opinião favorável a Hitler de 93% da população, precisamente quando preparava a ruína da Alemanha?

A motivação é sem dúvida um dos principais motores da criatividade, inteligência e memória. Em minha opinião a grande diferença entre a eficiência do capitalismo e o atraso de vida dos comunistas antes da queda do muro de Berlim, como símbolo da queda ou revolução dos regimes comunistas, resulta precisamente das diferentes motivações: no capitalismo ganha mais quem produz mais e melhores benefícios que possa vender aos mais criativos, inteligentes, pragmáticos e eficientes; no comunismo os melhores em criatividade, eficiência, pragmatismo e inteligência estavam ao serviço dos serviços secretos, burocracias do poder político.

Talvez o Renascimento italiano deva muito à motivação económica dos papas que financiavam artistas.

O maior absurdo das políticas de falta de motivação da criatividade está em minha opinião nos direitos de autores, patentes, copyrights e certas formas de impedir o desenvolvimento da criatividade. Viu-se isso na investigação das vacinas para coronavírus COVID-19: empresas farmacêuticas que tinham quase a vacina pronta, guardaram os seus segredos com medo de que outras empresas farmacêuticas lhe roubassem os seus resultados. Por um lado, estimulou empresas a investirem na descoberta, mas por outro lado imagino que a vacina seria descoberta muito antes se todos reunissem os seus conhecimentos, com a autoridade da ONU a premiar os melhores contributos ao resultado melhor e primeiro.

Recordo o invento do telefone que morreu podre e vendeu a sua patente por pouco dinheiro para poder alimentar a família e quem comprou a patente por pouco dinheiro tornou-se milionário. As políticas atuais dos direitos de autor parecem-me uma das piores vergonhas contra o estímulo da criatividade: só as grandes empresas ou milionários podem salvaguardar os direitos de criatividade dos melhores inventores. Como se explica que exijam milhares de euros para salvaguardar direitos de autores de inventores? Quantas invenções morrem com os seus autores na esperança de ganharem para pagar as patentes?

O meu professor de biologia no ISPA disse que os espetáculos de magia-ilusionismo são o melhor meio de estimular a criatividade e inteligência: ao ver o que parece impossível estimula as partes do cérebro responsáveis pela criatividade e inteligência. Se é verdade, como acredito, por que razão a magia não tem os financiamentos do teatro, cinema, música clássica, opera, pintura, escultura e outras formas de expressão da criatividade?

Notas:

  • Um email da “ADoT, Associação Desenvolver o Talento”, anunciava o 2º Webinar da ANEIS sobre Criatividade. Sempre tive particular interesse pela criatividade. Muitas das minhas ideias sobre criatividade encontram-se desenvolvidas no meu eBook: “ Tempo é Vida”, (em venda aqui: https://amzn.to/39LmKMA).
  • Ecosia é o meu motor de buscas preferido por duas razões: 1) encontro melhores resultados sobre o que existe nos meus nomes online, (PiresPortugal, “neo-Machiavelli”, WiP, neoFuturo, NEOitaliano, neoLeonardo); 2) Este motor de buscas contribui a uma das missões mais importantes para um futuro melhor: ecologia.
  • Encontrei um currículo excelente sobre Sara Bahia e pensei que seria a pessoa ideal para responder às minhas perguntas. O email da “ADoT” dizia: “David Guedes (ANEIS Lisboa) à conversa com a convidada, Sara Bahia (Psicóloga, professora aposentada da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Coordenadora da ANEIS Lisboa) para falar sobre Criatividade”.
  • Coloquei a Sara Bahia, (uma grande autoridade em psicologia e criatividade), algumas das pergunta fundamental da minha vida sobre “Ci&m=Criatividade, inteligência e memória”, “Cic&mmm=Criatividade, inteligência coletiva e missão mundo melhor”, “Cic&nMf=CRIATIVIDADE-INTELIGÊNCIA-COLETIVA e néo-MARXISMO-futuro”. Crio abreviaturas para argumentos de particular interesse que poderão fazer parte de títulos ou capítulos de eBooks em preparação.
  • Com o nome artístico de como artista, Serip, fui ilusionista em 4 continentes, com 17 prémios internacionais e 5º anos de atividade.
  • No meu melhor cheguei a ser o mais votado pelo público e por um júri em competição com 2 primeiros prémios mundiais, chegando a ser dos melhores do mundo em magia cómica.
  • Fui “acusado” por quem me pagou de ter ganho em 10 minutos o que ganhava um arquiteto em 2 anos e meio trabalhando 8 horas por dia, num programa para a TV, que não foi o mais bem pago.

T&L=TAGs e Links=Mo=Mais online:

Criatividade, inteligência, memória, psicologia, ética, filosofia, futuro mundo melhor, Sara Bahia,  psicologia e criatividade, Ci&m=Criatividade, inteligência e memória, Cic&mmm=Criatividade, inteligência coletiva, missão mundo melhor,

PiresPortugal, “Neo-Machiavelli”, WiP, neoFUTURO, NéOitaliano, neoLEONARDO, PeBooks, NeONU, Criatividade, inteligência, memória, webinar sobre criatividade, Ecosia:

PiresPortugal, Neo-Machiavelli, SERIP, Pires | piresportugal

piresportugal › author › piresportugal

 Autor de “Tempo é Vida”, Compre aqui:  https://amzn.to/39LmKMA  .

TéV=Tempo é Vida – neofuturo

https://neofuturo.wordpress.com/category/tevtempo-e-vida

Posts sobre TéV=Tempo é Vida escritos por PiresPortugal, Neo-Machiavelli, SERIPires, SERIP magic shows, neoitaliano, neoleonardo . Pular para o conteúdo. neofuturo. TéV=Tempo é Vida TEMPO, éTICA e NéO-Publicidade-Marketing. Publicado em 9 de setembro de 2019 por PiresPortugal, Neo-Machiavelli, SERIPires, SERIP magic shows, neoitaliano, neoleonardo. Um “Professor de Web” elenca 5 …

setembro 2019 – neofuturo

https://neofuturo.wordpress.com/2019/09

ePC=eBooks, PeBooks, CeBooks: metodologia de Freud e UNL aplicada a Internet, Novas Tecnologias e NéO-ONU…

ética – neofuturo

https://neofuturo.wordpress.com/tag/etica

Posts sobre ética escritos por PiresPortugal, Neo-Machiavelli, SERIPires, SERIP magic shows, neoitaliano, neoleonardo. Pular para o conteúdo. neofuturo . ética TEMPO, éTICA e NéO-Publicidade-Marketing. Publicado em 9 de setembro de 2019 por PiresPortugal, Neo-Machiavelli, SERIPires, SERIP magic shows, neoitaliano, neoleonardo. Um “Professor de Web” elenca 5 motivos por que o cliente …

Pebook=personalizado e-book ou eBook

https://pebook-piresportugal.blogspot.com

PeBook=personalizado eBook, criado com 50% do melhor de um original e o contributo de um outro autor. “CeBook”=coletivo e-book com 50% de um original e vários contributos de vários autores. É uma forma experimental de ganhar online com ética e mais utilidade social global de Internet e novas tecnologias.

TEMPO, éTICA e NéO-Publicidade-Marketing – neofuturo

TEMPO, éTICA e NéO-Publicidade-Marketing

Um “Professor de Web” elenca 5 motivos por que o cliente não compra: “Não tem tempo …” Mas ele próprio e muitos outros cometem aquilo que eu chamo o primeiro “CLO=Crime-Legal-Online”: ladrões do bem mais precioso: o TEMPO. Prossegue com elogios a um seu caro colega do qual fui um grande fan, antes de lhe…

NPM=NEO-Publicidade-Marketing do futuro online – neofuturo

https://neofuturo.wordpress.com/category/npmneo-publicidade-marketing-do-futuro-online

Imagino uma NPM=NEO-Publicidade-Marketing do futuro online com particular atenção ao valor e respeito pelo tempo dos navegadores, mais orientada para criar clientes satisfeitos do que persuadir a uma venda menos oportuna em determinado momento para determinado cliente tornando-se assim uma venda realizada mas a perda de um futuro cliente.

Pebook=personalizado e-book ou eBook: Carta Aberta ao …

https://pebook-piresportugal.blogspot.com/2020/04/carta-aberta-ao-melhor-politico-do.html

PeBook=personalizado eBook, criado com 50% do melhor de um original e o contributo de um outro autor. “CeBook”=coletivo e-book com 50% de um original e vários contributos de vários autores. É uma forma experimental de ganhar online com ética e mais utilidade social global de Internet e novas tecnologias.

ONU-W-GOV: 2019

https://onu-w-gov.blogspot.com/2019

T&L=TAGs e Links: MMM=Missão-Mundo-Melhor … Mais online: PiresPortugal Neo-Machiavelli, Serip – Google+, USA-ONU: … inteligência, criatividade, memória. 2. A publicidade e marketing são os principais responsáveis pelo melhor e pior uso do tempo online. Premiar os melhores e converter ou punir os piores con a MOL=Morte-On-Line será o melhor meio de promover a melhor revolução do …

WIP=web important press

https://wip-webimportantpress.blogspot.com

Joao De Deus Pires | Facebook

http://www.facebook.com › piresportugal

… para um mundo melhor, (“Tempo é Vida” compre aqui: https://amzn.to/ 39LmKMA), … de ideias para um mundo melhor com o nome literário de PiresPortugal.

“Neo-Machiavelli”, (autore in italiano), PiresPortugal, (autor em …

neoitaliano › 2016/04/11 › neo-machiavelli-autore-in-italia…

11 Abr 2016  Ho il nome literario di “PiresPortugal” qunda scrivo in altre lingue, (português, inglês, francês, … Compre aqui: https://amzn.to/39LmKMA.

PiresPortugal Serip – About | Facebook

http://www.facebook.com › piresPt › about

Sou o autor do eBook “Tempo é Vida Valor dos Valores: Felicidade Saúde Amor Dinheiro Inteligência Criatividade Memória Convivência Global … 2:

Neo-Machiavelli”, (autore in italiano), PiresPortugal, (autor em …

neoitaliano › 2016/04/11 › neo-machiavelli-autore-in-italia…

11 Abr 2016  Vai al contenuto Tempo é Vida. Compre aqui: https://amzn.to/39LmKMA · neoitaliano … PiresPortugalNeo-Machiavelli, SERIP magic shows …

Neo-Machiavelli” – neoitaliano

neoitaliano › tag › neo-machiavelli

11 Nov 2017  Post su “Neo-Machiavelli” scritto da PiresPortugalNeo-Machiavelli, SERIPires, SERIP magic shows, … Compre aqui: https://amzn.to/39LmKMA.

João de Deus Madeira Pires – Autor online de ideias para um …

de.linkedin.com › seripiresportugal

… Internet e Novas Tecnologias: Quem compra os meus ebooks pode seleccionar 50% … Autor de “Tempo é Vida” em venda aqui: https://amzn.to/ 39LmKMA, ideias … Più in portoguese: PiresPortugal, JIIMM=Jornal Internet de Ideias para um …

piresportugal | Just another WordPress.com site

piresportugal

https://amzn.to/39LmKMA Compre aqui: https://amzn.to/39LmKMA o meu eBook “ Tempo é Vida” e colabore ao meu projeto de ganhe online com ética e … 1 … 3:

PiresPortugal, Neo-Machiavelli, SERIPires, Neoitaliano …

PiresPortugal, Neo-Machiavelli, SERIPires, Neoitaliano, NéO-Alemanha, Neo-Deutschland

PiresPortugal, Neo-Machiavelli, SERIPires, Neoitaliano, NéO-Alemanha, Neo-Deutschland. NAF=Néo-Alemanha-Futura na fantasia de um estranjeiro. NéO=Nova, ética, online. Procuro colaboração de autor de língua alemã para publicar este blog em Português e Alemão. Podem contactar-me para o email: piresportugal(at)hotmail(.)com, (at)=@ (.)=. Suche nach deutschsprachigen Autor der …

PiresPortugal, Neo-Machiavelli, SERIPires, SERIP magic …

https://neodeutshland.wordpress.com/author/neoleonardo/page/2

PiresPortugal: autor e promotor de ideias para um mundo melhor, criatividade e inteligência colectiva para o futuro. SERIP magic shows: espectáculos de ilusionismo online. SERIPires: magia para o voluntariado. MEL=Magic-e-learn: projecto de CMO=clube-mágico-online para aprender e ensinar ilusionismo. BLOG IN ITALIANO di creatività e intelligenza collettiva per 1 futuro migliore d’Italia e …

Contato de PiresPortugal, Neo-Machiavelli, SERIPires …

Contato de PiresPortugal, Neo-Machiavelli, SERIPires, NeoItaliano, SERIP magic shows, + seu nome, email e eventual mensagem:

Email: piresportugal@hotmail.com …  Site: https://pebook-piresportugal.blogspot.com. Para evitar spam ou emails indesejadas, cada um que me escreve pode acrescentar uma abreviatura indicativa da quantidade aproximada de emails que deseja receber…

PiresPortugal Serip MMM&MAMiii=Missão Mundo Melhor e Magic …

https://neonudotorg.wordpress.com/author/seripmagicshow

PiresPortugal: promotor de eBooks, PeBooks, (personalizados e-books), com a selecção de 50% do original) e CeBooks, (coletivos eBooks) para melhor uso de Internet e novas tecnologias. Procuro colaboração em várias línguas para um un projeto internacional de formas de ganhar online com a promoção de ideias para um futuro melhor online com eBooks, PeBooks e CeBooks. Autor de eBooks …

TéV=Tempo é Vida – neofuturo

https://neofuturo.wordpress.com/category/tevtempo-e-vida

Posts sobre TéV=Tempo é Vida escritos por PiresPortugal, Neo-Machiavelli, SERIPires, SERIP magic shows, neoitaliano, neoleonardo. Pular para o conteúdo. neofuturo . TéV=Tempo é Vida TEMPO, éTICA e NéO-Publicidade-Marketing. Publicado em 9 de setembro de 2019 por PiresPortugal, Neo-Machiavelli, SERIPires, SERIP magic shows, neoitaliano, neoleonardo. Um “Professor de Web” elenca 5 …

Sem categoria – neofuturo

https://neofuturo.wordpress.com/category/sem-categoria

PiresPortugal, “Neo-Machiavelli”, WIP, NeoLeonardo, NeoItaliano, COVID-19, SARS-CoV-2, Coronavírus–SUS, verdade, deputado italiano Luis Roberto Lorenzato, nascido no Brasil, governo italiano trabalhou progressivamente para conter a doença, Os italianos têm a sexta maior expectativa de vida do mundo – 84 anos … coronavírus representa uma ameaça mais séria para os idosos do que …

282 results

Results by Microsoft

PiresPortugal, Neo-Machiavelli, SERIPires, Neoitaliano …

PiresPortugal, Neo-Machiavelli, SERIPires, Neoitaliano, NéO-Alemanha, Neo-Deutschland

PiresPortugal, Neo-Machiavelli, SERIPires, Neoitaliano, NéO-Alemanha, Neo-Deutschland. NAF=Néo-Alemanha-Futura na fantasia de um estranjeiro. NéO=Nova, ética, online. Procuro colaboração de autor de língua alemã para publicar este blog em Português e Alemão. Podem contactar-me para o email: piresportugal(at)hotmail(.)com, (at)=@ (.)=. Suche nach deutschsprachigen Autor der …

PiresPortugal, Neo-Machiavelli, SERIPires, SERIP magic …

https://neodeutshland.wordpress.com/author/neoleonardo/page/2

PiresPortugal: autor e promotor de ideias para um mundo melhor, criatividade e inteligência colectiva para o futuro. SERIP magic shows: espectáculos de ilusionismo online. SERIPires: magia para o voluntariado. MEL=Magic-e-learn: projecto de CMO=clube-mágico-online para aprender e ensinar ilusionismo. BLOG IN ITALIANO di creatività e intelligenza collettiva per 1 futuro migliore d’Italia e …

Contato de PiresPortugal, Neo-Machiavelli, SERIPires …

Contato de PiresPortugal, Neo-Machiavelli, SERIPires, NeoItaliano, SERIP magic shows, + seu nome, email e eventual mensagem:

Email: piresportugal(at)hotmail.com  Site: https://pebook-piresportugal.blogspot.com. Para evitar spam ou emails indesejadas, cada um que me escreve pode acrescentar uma abreviatura indicativa da quantidade aproximada de emails que deseja receber …

Site criado com WordPress.com.